Projeto de plataforma digital de participação popular é apresentado aos prefeitos e vereadores

Ferramenta desenvolvida pelo Estado vai facilitar construção colaborativa de políticas públicas

Em bate papo com prefeitos e vereadores dos 17 Territórios de Desenvolvimento, nesta segunda-feira, (13/03) na Cidade Administrativa, o subsecretário dos Fóruns Regionais, Fernando Tadeu David, apresentou o projeto da plataforma digital, ParticipaMG. O encontro ocorreu após o governador Fernando Pimentel empossar os 160 prefeitos e 160 vereadores – entre suplentes e titulares – para a composição do Colegiado Executivo dos Fóruns Regionais de Governo.

Ao lado do titular da Secretaria Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais, Wadson Ribeiro, o subsecretário explicou que a ferramenta será um espaço para o debate e proposições de políticas públicas, envolvendo a sociedade por meio dos conselhos estaduais, conferências e o poder público em Minas Gerais.
“A implementação desta plataforma representa mais transparência das ações governamentais, bem como a descentralização das políticas públicas. Além disso, viabiliza a promoção da participação social e, consequentemente o fortalecimento da democracia em Minas Gerais”, argumentou.

Para o secretário Wadson Ribeiro, o ambiente virtual vai facilitar a comunicação do Estado com os territórios, no sentido de discutir ações estratégicas para atender as demandas apresentadas pela população. “ É importante a participação do colegiado executivo, dos quais fazem parte os prefeitos e vereadores eleitos, tanto nos grupos de discussões, quanto das definições das políticas públicas”, defende.
Para o vereador Antônio Ricardo Alves, do município de Ouro Fino, no Território Sul, “o diálogo do Estado com os municípios é importante para atrair a participação dos prefeitos”, acredita.

Plataforma Participa MG
Desenvolvido dentro da perspectiva dos Fóruns Regionais de Governo, das Conferências Temáticas, dos Conselhos Estaduais de Políticas Públicas e dos Centros de Referência em Direitos Humanos, o Participa.MG surge como uma alternativa de trazer para o ecossistema virtual, as interações presenciais de diversos mecanismos de participação social.
Nesta primeira versão, a ferramenta disponibilizará notícias sobre participação social do Governo de Minas; agenda de participação; biblioteca de participação (página inicial); comunidades com hierarquia: território, eixo temático, devolutivas e grupos de trabalho; termos de uso, dúvidas frequentes e tutoriais de uso.
O Participa.MG está sendo desenvolvido em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação de Minas Gerais - Prodemge, utilizando a tecnologia de software livre denominada Noosfero, absorvida do Portal Participa.br. Esta mesma base tecnológica também foi utilizada por outras plataformas de participação social da União tais como o Dialoga Brasil e o Participatório da Juventude.