Internacionalização Regionalizada é destaque em projeto do Mercocidades

Inciativa reforça proprosito do Governo de Minas Gerais de promover a internacionalização dos territórios de desenvolvimento de Minas Gerais.

O Programa de Internacionalização Regionalizada, de iniciativa dos Fóruns Regionais de Governo em parceria com a Assessoria de Relações Internacionais do Governo de Minas Gerais, foi selecionado entre os finalistas habilitados a pleitear financiamentos de organismos internacionais ligados à Rede Mercocidades, que promove no âmbito do Mercosul a cooperação e integração entre governos locais para o desenvolvimento da região.

Foram submetidos a avaliação técnica e metodológica por parte da equipe do Mercocidades um total de 16 projetos elaborados por governos da Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai, Chile e Peru. Dentre eles, o projeto elaborado pelo Governo de Minas Gerais foi um dos selecionados para participação na XXI Cúpula das Mercodidades, que aconteceu entre os dias 23 e 25 de novembro na cidade de Santa Fé, Argentina.

O projeto foi formulado por Lenira Rueda, assessora técnica dos Fóruns Regionais de Governo. Ela foi convidada a apresentar o Programa de Internacionalização Regionalizada. “Este é um reconhecimento de que os Fóruns são um grande projeto de integração regional cuja proposta é bem avaliada pela Rede”, avaliou Lenira. O assessor de relações internacionais, Pedro Braga, também esteve presente no evento. Segundo Pedro, o projeto despertou grande curiosidade por parte de diversos órgãos presentes, criando aproximação com governos, gestores de fundos de financiamento e até da academia, como foi o caso da Universidade de Rosário.

Programa de Internacionalização Regionalizada

Tem por objetivo promover a internacionalização dos territórios de desenvolvimento de Minas Gerais por meio da capacitação de grupos produtivos e atores locais com o objetivo de promover o desenvolvimento dos municípios mineiros e o intercâmbio de boas práticas com outras cidades do Mercosul.

Fonte: ASCOM SEEDIF