Acontece nos Fóruns

Fernando Pimentel participa do lançamento do Portal do Produtor e das comemorações de 25 anos do IMA

Novo site vai agilizar o acesso aos serviços prestados pelo instituto, facilitando a vida de 330 mil produtores rurais mineiros cadastrados

Imagem ilustrativa

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, participou nesta terça-feira (16/5), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, do lançamento do Portal do Produtor, iniciativa que vai facilitar a vida de produtores rurais mineiros, gerando economia de tempo e dinheiro para o setor. A ferramenta marca as comemorações dos 25 anos do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

O portal permitirá que cerca de 330 mil produtores rurais tenham acesso a pelo menos 10 tipos de serviços de forma online, evitando o deslocamento até uma unidade do Instituto. Na prática, o portal irá desburocratizar e tornar mais ágil os trâmites do dia a dia do produtor rural. Para se ter uma ideia, são solicitadas, por ano, cerca de 1,3 milhão de Guias de Transporte Animal (GTA), que passarão a ser emitidas de forma eletrônica.

“O que nós estamos fazendo aqui hoje, entregando o Portal do IMA para a população, não é pouca coisa. O produtor rural Sérgio Rates, que recebeu o primeiro certificado de acesso do portal, me dizia aqui que, até esse momento, tinha de andar 160 quilômetros até a sede mais próxima do IMA para tirar uma GTA. Eu brinquei com ele: ‘Andava. Agora acabou. Agora você tira a guia sem sair da sua propriedade, por via digital’. E assim nós vamos, aos poucos, estender todos os serviços possíveis aos produtores rurais pela via digital”, destacou Fernando Pimentel.

Rates comemorou a novidade que, segundo ele, vai gerar uma economia de até R$ 5 mil por mês ao deixar de fazer os deslocamentos para conseguir as GTAs. "Isso vai facilitar muito a vida do produtor, porque um dos problemas mais sérios é o deslocamento, que é muito grande. São vários deslocamentos para tirar um atestado – e eu tinha de andar até 160 quilômetros em estrada de terra para chegar a Januária. Agora facilitou", afirmou. Reis atua na área de silo pastoril e administra 800 cabeças de gado no Território de Desenvolvimento Norte.

Durante o anúncio do novo serviço, o governador Fernando Pimentel fez uma analogia para falar sobre a solidez do trabalho dos mineiros mesmo diante de um cenário de crise.

“Nós temos uma característica: as dificuldades, o mau tempo, as tempestades, não nos assustam. Talvez assustem as populações litorâneas. Nós não temos mar, temos montanhas. As montanhas nos dão solidez e nos dão serenidade. Dão capacidade de refletir e julgar com serenidade, e continuar trabalhando. Porque todo santo dia a gente acorda, abre os olhos e a montanha está lá no mesmo lugar. O mar muda de vez em quando, mas a montanha não. Minas tem esse sentimento de permanência, de serenidade, e esse sentimento é muito importante para todos os brasileiros nesse momento porque, independentemente do mau tempo, nós temos que continuar trabalhando. E os produtores rurais talvez sejam os mineiros e as mineiras que melhor saibam disso. É o que o Governo de Minas tem feito em meio a tantas tempestades, em meio a tanta trovoada: continuamos trabalhando por Minas Gerais”, disse Pimentel, em tom de otimismo.

Portal do Produtor

Por meio da plataforma tecnológica desenvolvida pelo IMA e de forma integrada ao Sistema de Defesa Agropecuária (Sidagro), o produtor rural passa, a partir de agora, a ter acesso de modo fácil e rápido não só à emissão das Guias de Trânsito Animal, que são exigidas nacionalmente, mas também à emissão do Documento de Arrecadação Estadual (DAE) para recolhimento de taxas inerentes aos serviços; consulta e impressão de 2ª vias de GTAs, validação de autenticidade de GTAs e declaração de vacinação contra febre aftosa, além de ajuste de rebanhos (nascimento, morte, evoluções de faixas etárias etc).

Com o novo portal, os produtores pagarão somente as taxas inerentes à emissão dos documentos, como já realizado nas unidades do IMA. Dentro de pouco tempo, o espaço virtual contará ainda com serviços como a requisição de Permissão de Trânsito Vegetal (PTV) - documento exigido nacionalmente para transporte de diversas culturas vegetais - e confirmação do recebimento de animais.

A obtenção, via portal, da nota fiscal de venda de animais, que acompanha as GTAs, é outro diferencial do novo serviço. Atualmente, é necessário que o produtor se dirija a uma unidade da administração fazendária ou acesse o sistema da Secretaria de Estado de Fazenda para obter sua nota fiscal. Por meio do Portal do Produtor, o usuário obterá ambos – GTAs e nota fiscal – em um único local.

Para o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leitão, o lançamento do Portal reforça a preocupação do órgão em desenvolver ferramentas que possam melhorar a vida dos produtores rurais. “A gente comemora não somente olhando para trás, vendo a reputação do IMA e a seriedade, mas também olhando para a frente, lançando um Portal que vai trazer enormes facilidades, colocando o IMA na vanguarda do sistema de defesa sanitário do Brasil”, afirmou.

O Portal deverá ser acessado no site do IMA, no endereço www.ima.mg.gov.br, a partir desta quarta-feira (17/5). Para utilizá-lo será necessário que o produtor faça seu cadastro no IMA, quando obterá sua senha pessoal e intransferível de acesso. Para tanto, deverá comparecer a uma unidade do Instituto e apresentar original e cópia do RG e CPF, assim como do comprovante de endereço.

Comemorações

A cerimônia de lançamento do Portal do Produtor marcou, também, o aniversário de 25 anos do IMA. Referência nacional, o órgão é responsável por exercer em Minas Gerais a defesa sanitária animal e vegetal, inspeção, certificação de produtos agropecuários e o apoio à agroindústria familiar de pequeno porte, além de desenvolver uma série de ações educativas voltadas para o produtor e o trabalhador rural e estudantes, trabalhando diversos temas relacionados à produção agropecuária de forma sustentável.

“O IMA está presente na vida dos produtores rurais mineiros sob a atuação na prevenção e monitoramento de doenças animais e vegetais, garantindo que o Estado de Minas Gerais tenha conquistas importantes, como o reconhecimento internacional. Conquistas estas que garantem a exportação dos nossos produtos, gerando renda e emprego para os nossos produtores. Nos últimos meses, em meio à desconfiança em relação à qualidade da carne brasileira, provamos que a carne mineira é forte, é sadia e faz bem. Por meio dos programas de certificação, construímos uma relação de parceria com o produtor rural, agregando valor à sua produção e melhorando o valor da sua renda”, enfatizou o diretor-geral do IMA, Marcílio de Sousa Magalhães.

O órgão possui 20 coordenadorias regionais, 209 escritórios seccionais, 16 barreiras sanitárias e cerca de 600 postos de atendimento e escritórios municipais. Contribui para a oferta de alimentos seguros e com qualidade para a população, além de viabilizar o comércio dos produtos do agronegócio mineiro para outros estados e para o mercado internacional.

Ainda durante a solenidade, foi assinado um termo de cooperação técnica entre o IMA, a Associação de Avicultores de Minas Gerais (Avimig), o Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas de Minas Gerais (Sinpamig) e o Fundo Privado de Emergência Sanitária para Avicultura do Estado de Minas Gerais (Funamig). Com isso, o IMA receberá dessas instituições um equipamento PCR Real Time, que realiza pré-exames e direciona ação de contenção da doença até a confirmação do diagnóstico. Em contrapartida, o IMA deverá modernizar o monitoramento da gripe aviária em seus laboratórios, além de controlar a entrada no vírus Influenza no território mineiro.

Também compareceram à solenidade os secretários de Estado Extraordinário de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais, Wadson Ribeiro; de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais, Epaminondas Miranda, autoridades, parlamentares e produtores.

Fonte: Agência Minas