Os Fóruns Regionais de Governo têm caráter permanente de discussão, articulação e fiscalização, contudo, as grandes assembleias realizadas em cada território são sazonais, ou seja, realizadas de tempos em tempos.

Durante esses intervalos, os Fóruns seguem com outras atividades. Hoje, todos os representantes dos Colegiados Executivos de cada território já foram eleitos, assim como a coordenadoria de cada um dos Colegiados, atribuída aos Secretários Executivos dos Fóruns Regionais. Esses representantes dos Fóruns seguem articulando, em todos os microterritórios, a formação de grupos de trabalho para avaliação de políticas públicas voltadas aos temas de interesse da região. Os grupos também estão avaliando o que foi feito até agora e como melhorar, para os próximos encontros, a dinâmica deste diálogo com a sociedade.


Diagnóstico e Planejamento

Após a instalação de todos os 17 Fóruns Regionais, realizados entre julho e outubro deste ano, a população foi convidada a enviar, por meio de formulários específicos, as principais necessidades do território para as quais o planejamento de ações do governo deveria voltar sua atenção.

O resultado foi a coleta de cerca de 11 mil necessidades, as quais foram processadas pelo governo de Minas Gerais e consideradas na elaboração do PPAG (plano Plurianual de Ações Governamentais). O Projeto de Lei do PPAG 2016-2019 já foi enviado para apreciação da Assembleia Legislativa, que ainda irá submeter o texto a emendas por parte da população durante audiência públicas da Comissão de Participação Popular da Casa.

Acompanhe nossas notícias aqui no site e também em nossas redes sociais e fique por dentro de nossa programação. Em breve, todos serão convidados novamente para conhecerem os resultados desse processo inicial de priorização, feito para o PPAG, e ajudarem a planejar os próximos fóruns.

É apenas o começo dessa nova forma de envolver mineiras e mineiros no planejamento e fiscalização do trabalho do Governo de Minas Gerais!

Sejam bem-vindos.
Participem!